Acabou o mistério. Em uma estratégia inédita na indústria automotiva nacional, a Fiat engajou milhares de pessoas de forma inusitada em uma votação aberta - iniciada na final do Big Brother Brasil (4/5) - para escolher o nome de seu novo SUV, igualmente revelado no último dia do reality.
Com uma enquete na plataforma digital exclusiva suv.fiat.com.br, foram apresentadas três opções: Fiat Pulse, Fiat Domo e Fiat Tuo. Logo o assunto tomou conta das redes sociais, marcando o sucesso da iniciativa ao contabilizar mais de 380 mil votos.
Nesta quarta-feira, a Fiat realizou uma Live com Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil, que anunciou o nome que o público escolheu para o novo SUV da marca: Fiat Pulse, uma referência imediata à característica do novo SUV nacional.
“Pulse é um nome fantástico, que permite inúmeras associações. Tem energia, movimento e é extremamente conectado. Ele expressa a essência e a personalidade do veículo: um SUV com a alma da Fiat, mas que, ao mesmo tempo, possui o seu próprio toque, batimento e ritmo”, afirmou Zola.
De fato, Pulse conquistou o público imediatamente. Desde que as alternativas foram apresentadas na enquete, foi o nome que logo saltou na frente, refletindo uma votação esmagadora, com a preferência de 65% dos votos. Domo ficou com 25% e Tuo, com 10%.
Progetto Fiat 363 e plataforma digital exclusiva
A Fiat abriu as portas de sua fábrica, no Polo Automotivo de Betim (MG), para apresentar ao público algumas das etapas de desenvolvimento do novo SUV, até então batizado de Progetto 363.
Para isso, criou cinco uma websérie com cinco episódios, veiculada na plataforma suv.fiat.com.br, que trouxe muitos detalhes do veículo. A cada capítulo, convidados e especialistas que trabalham no projeto apresentaram os pilares nos quais o novo SUV da Fiat foi criado: Design, Segurança + Robustez, Conectividade e Performance. E os internautas puderam escolher conteúdos que gostariam de “destravar” para saber mais do modelo, como novas rodas e volante, equipamentos de auxílio à condução, o novo motor turbo flex e também os serviços conectados Fiat Connect////Me.
A plataforma teve mais de um milhão de acessos e recebeu, até o momento, 55 mil cadastros. Nas redes sociais, os números também impressionam, mais de 830 mil pessoas já foram impactadas pela ação e a marca alcançou 550 mil menções.
“Desde o início de março, ou seja, paralelamente ao BBB e às ações nas redes sociais, a plataforma foi o meio que compartilhamos as informações sobre o Fiat Pulse, e será por lá que continuaremos essa história”, concluiu Zola.
Big Brother Brasil
Além das ações veiculadas pela plataforma digital do Progetto 363, a Fiat criou muitas ativações no Big Brother Brasil, deixando o público ainda mais próximo daquele que é o lançamento mais esperado do ano.
“Nossa parceria com BBB sempre foi ousada, impactante e memorável. No ‘Big dos Bigs’ não poderia ser diferente. Por isso, apresentamos o novo SUV da Fiat utilizando o programa e a interação das pessoas. Especialmente, durante a escolha do nome, além de uma iniciativa inédita, reforça o quanto a Fiat é próxima dos brasileiros: seja se inspirando para fazer este modelo, ou convidando as pessoas para conhecerem o processo - dentro de nossa casa – e até mesmo engajando o público para batizar o SUV”, diz Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a América Latina.
Durante todo o BBB, tanto os participantes quanto a audiência foram surpreendidos com uma série de ações para conhecer o novo SUV da marca. A Fiat apostou na interatividade, reforçando o conceito de que as pessoas e suas opiniões sempre estiveram presentes no desenvolvimento do modelo.
A ação criada em parceria com a agência Leo Burnett Tailor Made trouxe diversas provas e product placements, mostrando algumas etapas do desenvolvimento do novo SUV e convidando os telespectadores a conhecerem mais sobre cada característica daquele que até então era um carro secreto.
Festa das cores, prova de resistência, jogo da discórdia e até mesmo na final do reality. Em uma estratégia 360º, os finalistas foram surpreendidos pela aparição do SUV na casa mais vigiada do país, e ali conheceram de perto o veículo que a vencedora da edição levou para casa. Além disso, Fiuk, Juliette e Camilla deram início a votação para escolha do nome do SUV.