Atenção, proprietário de carro! Você já ouviu falar na revisão de quilometragem? Essa é uma inspeção pela qual todo veículo precisa passar, para evitar problemas.
Pensando nisso, a fim de alertar, preparamos este artigo. Aqui, explicamos qual o tempo médio para realizar esse serviço e qual a importância dele. Leia e entenda!
Quando deve-se fazer a revisão de quilometragem?
De modo geral, a revisão de quilometragem deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados pelo veículo. Essa é uma média, porém cada fabricante pode indicar um período diferente para cada carro.
Algumas marcas ainda solicitam que a primeira manutenção ocorra nos primeiros 5 mil km. Dessa forma, é importante consultar o manual do proprietário do carro para verificar corretamente.
Itens a serem verificados
Quando falamos de revisão de quilometragem, existem alguns itens que fazem parte dessa inspeção e são obrigatórios.
Assim, garante-se integridade do veículo, bem como segurança na direção. Usualmente, devem ser verificados os seguintes itens na revisão:
Motor;
Embreagem;
Freios;
Suspensão;
Bateria;
Pneus;
Ar-condicionado;
Sistema de arrefecimento;
Sistema elétrico, em geral, entre outros.
Perigos de não fazer a revisão de quilometragem no tempo certo
Você sabia que não fazer a revisão no tempo correto pode acarretar em alguns perigos?
Pois é! A falta de cuidado ou atenção com a quilometragem e manutenção pode gerar:
Maior risco de acidentes, já que sem a manutenção adequada há risco de falhas no sistema elétrico, freios, pneus, entre outros;
Desvalorização do veículo, uma vez que durante a revisão ocorrem consertos de partes com defeito e intempéries do uso, se o proprietário autorizar;
Perda de garantia, pois algumas marcas exigem que a revisão seja feita no tempo correto para mantê-la.
Fonte: Veluplast